Um “saladão” aconteceu nesse domingo no GP da Emilia Romagna. Max Verstappen (Red Bull Racing) venceu de forma brilhante uma corrida absolutamente doida. Com o resultado, o holandês encosta no líder Lewis Hamilton (Mercedes), que manteve a ponta do campeonato por conta do ponto de volta mais rápida. Lando Norris foi eleito o piloto do dia.
A história da corrida:
Aconteceu absolutamente de tudo. Erros, confusão entre pilotos um pouco de chuva que deixou a pista úmida, fazendo com que os pilotos não tivessem ideia de qual estratégia usar, ultrapassagens… Enfim. Foi um bom entretenimento para quem acompanhou.
Na volta de formação, Charles Leclerc (Ferrari) rodou na pista que estava castigada pela chuva.
Na largada, Verstappen assumiu a ponta logo de cara, encaminhando seu grande resultado. Lewis Hamilton perdeu uma parte da asa dianteira ao ser ultrapassado, mas isso não foi empecilho para impedir a grande corrida do inglês.
O decorrer da prova foi truncado, com muitos toques entre os corredores. Até que Nicholas Latifi perdeu o controle de sua Williams e acabou tocando em Nikita Mazepin (Haas), indo parar no muro.
O dia foi tão atípico, que até Hamilton teve um erro crucial, perdendo o controle de seu carro e indo parar no guard rail. Por sorte, não foi suficiente para tirá-lo da corrida. Logo em seguida, George Russel (Williams) acaba se chocando com Valtteri Bottas (Mercedes), tirando os dois da prova. A ocorrência provocou bandeira vermelha, interrompendo aprova por mais de 10 minutos. Uma grande pena para a Williams, que tinha feito um grande treino e tinha grandes chances de pontuar.
Na volta, Verstappen se assegurou na ponta. Já Hamilton, teve que se recuperar da 9º posição após seu erro.
Lando Norris (McLaren), um dos destaques dos treinos do fim de semana, começou a aparecer mais na frente, chegando a ocupar a vice-liderança, seguido das duas Ferrari’s de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Além disso, deu muito trabalho para Hamilton na disputa pela vice liderança. Digno de destaque para o jovem piloto da Inglaterra.
Max Verstappen cruzou a linha de chegada com tranquilidade, seguido por Lewis Hamilton e Lando Norris.
Classificação final do GP da Emilia-Romagna:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull Racing)
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3ºLando Norris (ING/McLaren)
4º Charles Leclerc (MON/Ferrari)
5º Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
6º Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
7ºLance Stroll (CAN/Aston Martin)
8º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
9º Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo)
10º Esteban Ocon (FRA/Alpine)
11º Fernando Alonso (ESP/Alpine)
12º Sergio Perez (MEX/Red Bull Racing)
13º Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
14º Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)
15º Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
16º Mick Schumacher (ALE/Haas)
17º Nikita Mazepin (SEM BANDEIRA/Hass)
Abandonos
Valterri Bottas (FIN/Mercedes)
George Russel (ING/Williams)
Nicholas Latifi (CAN/Williams)