Um final de semana para entrar para história da Fórmula 1. Quem imaginou que Bottas (Mercedes), que havia liderado praticamente todos os treinos de sexta e sábado, iria perder a liderança na ultima volta do Q3 para Lewis Hamilton (Mercedes). Como sempre, a Mercedes vivendo um campeonato a parte dos demais pilotos, tendo um “sub-campeonato” de Max Verstappen (RedBull Racing) isolado em 3 lugar. Charles Leclerc (Ferrari) também merece uma atenção especial, pois mudanças aerodinâmicas somadas ao talento do jovem piloto lhe trouxeram boas condições de fazer uma corrida espetacular.
A pista de Portmão, em Portugal, entrou pela primeira vez no calendário da Formula 1 extremamente elogiada pela emoção que o circuito pode proporcionar. Com um traçado complicado, curvas de baixa velocidade e poucas retas, deram uma pitada de ‘veneno’ que a temporada precisava.
A largada foi uma das mais animadas da temporada, com diversas travadas de rodas dos pilotos na primeira curva. Sergio Perez (Racing Point) largou muito bem e pulou para o pelotão da frente. Lewis Hamilton (Mercedes) largou muito mal e perdeu posições para Valtteri Bottas (Mercedes) e Carlos Sainz (Mc Laren). O piloto espanhol da Mc Laren, inclusive, chegou a liderar por algumas voltas, mas perdeu posição para Bottas. A prova ainda contou com um leve acidente de toque entre Lando Norris (Mc Laren) e Lance Stroll (Racing Point). 2 pilotos em particular merecem destaque: Charles Leclerc (Ferrari) e Pierre Gasly (Alpha Tauri) chegando em 4º e 5º lugares respectivamente.
No final, vimos a história sendo reescrita, Lewis Hamilton se recuperou e sobrou no resto da prova e venceu pela 92º na principal categoria de automobilismo no mundo. Ultrapassando assim, Michael Schumacher com 91. Ficando em 3º Sebastian Vettel, com 53 vitórias, 4º Alain Prost, 51 vitórias e 5º Ayrton Senna, com 41 vitórias.
A classificação do GP de Portugal foi a seguinte:
1º Lewis Hamilton (Mercedes)
2º Valteri Bottas (Mercedes)
3º Max Verstappen (Red Bull Racing)
4º Charles Leclerc (Ferrari)
5º Pierre Gasly (AlphaTauri)
6º Carlos Sainz (Mc Laren)
7º Sérgio Perez (Racing Point)
8º Esteban Ocon (Renault)
9º Daniel Riccardo (Renault)
10º Sebastian Vettel (Ferrari)
11º Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
12º Alex Albon (Red Bull Racing)
13º Lando Norris (McLaren)
14º George Russel (Williams)
15º Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
16º Kevin Magnussen (Haas)
17º Romain Grosjean (Haas)
18º Nicholas Latifi (Williams)
19º Daniil Kvyat (AlphaTauri)
Abandonos
Lance Stroll (Racing Point)